Ponto de fulgor/inflamação em líquidos inflamáveis para aeronaves - nível básico

Ponto de Fulgor em líquidos inflamáveis para aeronaves

Ponto de fulgor ou ponto de inflamação é a menor temperatura na qual um combustível liberta vapor em quantidade suficiente para formar uma mistura inflamável por uma fonte externa de calor. 

O ponto de fulgor não é suficiente para que a combustão seja mantida.

Por mistura inflamável, para a obtenção do ponto de fulgor, entenda-se a quantidade de gás ou vapor misturada com o ar atmosférico suficiente para iniciar uma inflamação em contacto com uma fonte de calor (isto é, a queima abrupta do gás ou vapor), sem que haja a combustão do combustível emitente. Outro detalhe verificado é que, ao retirar-se a fonte de calor, acaba a inflamação (queima) da mistura.

Trata-se de um dado importante para classificação dos produtos combustíveis, em especial no que se refere à segurança, aos riscos de transporte, armazenagem e manuseamento.

Exemplos:
COMBUSTÍVEL PONTO DE FULGOR AUTO-IGNIÇÃO
ETANOL (70%) 16.6°C  363°C
GASOLINA (-43°C) 246°C
DIESEL >62°C 210°C
QUEROSENE DE AVIÃO >60°C 210°C
QUEROSENE (ÓLEO PARAFINA) >38° -72°C  220°C
ÓLEO VEGETAL 327°C  98°C
BIODIESEL >130°C 180°C




Através do ponto de fulgor distinguem-se os líquidos combustíveis e inflamáveis, de acordo com norma regulamentadora

Líquido combustível: 
Todo aquele que possua ponto de fulgor igual ou superior a 70 °C (setenta graus Celsius) e inferior a 93,3 °C (noventa e três graus e três décimos de graus Celsius).

Líquido inflamável: 
Todo aquele que possua ponto de fulgor inferior a 70 °C (setenta graus Celsius) e pressão de vapor que não exceda 2,8 kg/cm2 absoluta a 37,7 °C (trinta e sete graus e sete décimos de graus Celsius).
Quando o líquido inflamável definido acima possui ponto de fulgor superior a 37,7 °C (trinta e sete graus e sete décimos de graus Celsius) e inferior a 70 °C (setenta graus Celsius), ele é classificado como líquido combustível Classe II. Quando o líquido inflamável possui ponto de fulgor inferior a 37,7 °C (trinta e sete graus e sete décimos de graus Celsius) , ele é classificado como líquido combustível Classe I.


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