Propagação do incêndio e métodos de extinção

PROPAGAÇÃO DO INCÊNDIO


O incêndio se propaga em virtude da transmissão do calor liberado pelo mesmo, para outra parte do combustível ainda não incendiado, ou até mesmo para outro corpo combustível distante, também não incendiado. Isto poderá ocorrer sob três formas: 

Condução, Convecção e Irradiação.



Considerando que o oxigênio está presente em toda atmosfera terrestre e é vital à vida humana, e o combustível estar envolvendo os diversos ambientes no dia a dia do ser humano, teremos praticamente em todos os lugares uma situação onde só carecerá da elevação de temperatura para se ter um incêndio, daí a grande importância do controle do Calor na Prevenção e Combate a Incêndio.



Condução

É a transferência de calor de um ponto para outro de forma contínua. Esta transferência é feita de molécula a molécula sem que haja transporte da matéria de uma região para outra. É o processo pelo qual o calor se propaga da chama para a mão, através da barra de ferro.

Ou seja, transferência de calor através de um meio (objeto)



Convecção

É a transferência do calor de uma região para outra, através do transporte de matéria (ar ou fumaça).
Esta transferência se processa em decorrência da diferença de densidade do ar, que ocorre com a absorção ou perda de calor.
O ar quente sempre subirá. 
É o processo pelo qual o calor se propaga nas galerias ou janelas dos edifícios em chamas.

Ou seja, transferência do calor através da movimentação de massas. Ar quente subindo e massa de ar frio descendo.

 


Irradiação

É a transferência do calor através de ondas eletromagnéticas, denominadas ondas caloríficas ou calor radiante. Neste processo não há necessidade de suporte material nem transporte de matéria. A irradiação passa por corpos transparentes como o vidro e fica bloqueada em corpos opacos como a parede. Ex: O calor propagado de um prédio para outro sem ligação.

Ou seja, transferência do calor sem um meio (objeto).



MÉTODO DE EXTINÇÃO



Conhecido o Triângulo do Fogo, este só existirá quando estiverem presentes os três elementos constituintes nas proporções definidas. Portanto, para extinguir o fogo basta desfazer o Triângulo, isto é, retirar uma de suas pontas.


Isolamento

Método de Extinção de Incêndio que consiste na retirada do material que podem continuar alimentando as chamas.





Abafamento

Método de Extinção de Incêndio que consiste na redução ou retirada do comburente.




Resfriamento

Método de Extinção de Incêndio que consiste na retirada parcial ou total do calor (diminuição da temperatura).


 Existe também o método de QUEBRA DA REAÇÃO EM CADEIA, que consiste na aplicação de agente extintor especial que impede que a reação em cadeia do tetraedro do fogo realize seu trabalho. Este método combate as chamas e impede a reignição. Como este processo demanda agente extintor especial, o que é raramente visto em locais comum onde a população tem acesso a extintores, então apresentei a vocês os 3 métodos de combate a incêndio principais.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classes de incêndio - A, B, C, D, K e E

Pontos notáveis da combustão - pontos de fulgor, combustão e autoignição.

Fases do fogo