Combustíveis e limite de inflamabilidade

COMBUSTÍVEL


É toda substância capaz de queimar, servindo de campo de propagação do fogo. 

Para efeito prático as substâncias foram divididas em combustíveis e incombustíveis, sendo a temperatura de 1000ºC para essa divisão, ou seja, os combustíveis queimam abaixo de 1000ºC, e os incombustíveis acima de 1000ºC, isto se deve ao fato de, teoricamente, todas as substâncias poderem entrar em combustão (queimar). 

Os materiais combustíveis maus condutores de calor, madeira, por exemplo, queimam com mais facilidade que os materiais bons condutores de calor como os metais. Esse fato se deve a acumulação de calor em uma pequena zona, no caso dos materiais maus condutores, fazendo com que a temperatura local se eleve mais facilmente, já nos bons condutores, o calor é distribuído por todo material, fazendo com que a temperatura se eleve mais lentamente.


Os combustíveis podem estar nos estados sólidos, líquidos e gasosos, sendo que a grande maioria precisa passar para o estado gasoso, para então se combinarem o comburente e gerar uma combustão. Os combustíveis apresentam características conforme o seu estado físico, conforme vemos abaixo:

Sólidos - papel, madeira, tecido e outros
Líquidos - gasolina, álcool, graxa, óleo e outros
Gasoso - acetileno, GLP, hidrogênio e outros

Combustíveis sólidos - A maioria dos combustíveis não queima no estado sólido, sendo necessário transformar-se em vapores, para então reagir com o comburente, ou ainda transformar-se em líquido para posteriormente em gases, para então queimarem. Como exceção podemos citar o enxofre e os metais alcalinos (potássio, magnésio, cálcio, etc...), que queimam diretamente no seu estado sólido e merecem atenção especial como veremos mais a frente.

Combustíveis líquidos - Os combustíveis líquidos chamados de líquidos inflamáveis têm características particulares, como:

• Não tem forma própria, assumindo a forma do recipiente que as contem;
• Se derramados, escorrem e se acumulam nas partes mais baixas;
• A maioria dos líquidos inflamáveis flutua sobre água;
• Os líquidos derivados de petróleo têm pouca solubilidade em água;
• Na sua grande maioria são voláteis (liberam vapores a temperatura menor que 20ºC).

Combustíveis gasosos - Os gases não têm volume definido, tendendo, rapidamente, a ocupar todo o recipiente em que está contido. Para que haja a combustão, a mistura com o comburente deve ser uma mistura ideal, isto é, não pode conter combustível demasiado (mistura rica) e nem quantidade insuficiente do mesmo (mistura pobre). 

Defini-se então para cada combustível os limite da sua mistura ideal, chamados de limites de inflamabilidade, que estão dispostos a seguir:

Limite inferior de inflamabilidade (LII) – é a concentração mínima de uma mistura onde pode ocorrer a combustão.

Limite superior de inflamabilidade (LSI) – é a concentração máxima de uma mistura onde pode haver a combustão.

O limite de inflamabilidade varia conforme a substância, como podemos ver no quadro abaixo:







Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Classes de incêndio - A, B, C, D, K e E

Pontos notáveis da combustão - pontos de fulgor, combustão e autoignição.

Fases do fogo