Explosão de botijão de gás

BUTIJOÃO DI GAIS IXPLODI, SIM !


O refino do petróleo resulta em uma seqüência de produtos derivados. Entre eles estão, em ordem, os óleos combustíveis, a gasolina, o querosene, o diesel, a nafta e, finalmente, o gás liquefeito de petróleo. O
GLP é o último da cadeia de extração, por ser o mais leve deles.
O gás de cozinha é um combustível formado pela mistura de hidrocarbonetos com três ou quatro átomos de carbono, geralmente 50% de propano e 50% de butano, podendo apresentar outras proporções de mistura e incluir pequenas frações de outros hidrocarbonetos.

Atualmente podemos afirmar que é quase impossível que um botijão de gás exploda.

1° - Dentro do botijão de gás não existe oxigênio.
O GLP é uma mistura de butano e propano e para existir fogo é necessário 4 elementos (combustível, comburente, calor e reação em cadeia). A dita explosão acontece quando o gás vaza do botijão e se acumula em um local fechado e por algum motivo uma fonte de ignição acontece. Desta maneira podemos ter uma explosão DOS GASES QUE ESCAPOU DO BOTIJÃO DE GÁS e não o botijão explodir. 

No vídeo abaixo você poderá acompanhar vários Policiais Militares deferindo diversos tiros no Botijão de gás e ele não irá explodir. Isto pelo porque:

2° - Todos os botijões e/ou vasilhames de pressão possuem uma VÁLVULA DE SEGURANÇA.
Esta válvula que é fabricado a base de uma liga metálica chamada bismuto que irá derreter a uma temperatura aproximada de 75°C. Ou seja, se a pressão interna aumentar subitamente ou o calor externo subir demais está válvula de segurança irá se romper e aliviar a pressão evitando que o botijão exploda.

Então acompanhe o vídeo abaixo e comente aí !




Se gosta das postagem do blog, me segue aí ! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Pontos notáveis da combustão - pontos de fulgor, combustão e autoignição.

Propagação do incêndio e métodos de extinção

Fases do fogo